Menu

Rituais de Passagem de Ano

Quem observa a Roda do Ano, normalmente considera o ponto de viragem da Roda na altura do Samhain (finais de Outubro ou na lua cheia mais próxima desta data), o que nos leva a a passagem do ano gregoriano como um protocolo civil.
No entanto, a maioria de nós trabalha na sua arte e a nossa sensibilidade natural diz nos que esta altura é frenética do ponto de vista energético de escala mundial. Sem agravo nenhum, e mais uma vez olhando para o macro, a leitura de nos livramos do ano velho que finda e nos renovarmos para o ano novo que começa é um gesto com poder e sentido e, além disso, encaixa com o contexto natural à nossa volta. Estamos no Inverno, e este é o ponto de viragem. Os Romanos tinham Janus como o porteiro do ano, com uma cara virada para o ano que passava e outra cara virada para o ano que começava (a sequência festiva em termos de calendário era esta depois da Saturnália).
Eu gosto de celebrar a passagem do ano, além da passagem da Roda. Gosto de estar com pessoas que me querem bem e a quem quero, de comer passas e reclamar o primeiro beijo do ano.
Este ano, o primeiro em família, foi em casa (sim, mais actividades anfitriãs e o tetris constante praticado no frigorífico) com amigos e a família próxima.
A minha filha acordou às 23:20 para se despedir do ano em que nasceu e passou a meia noite a dormir com a fralda trocada e o babygrow azul bebé (a madrinha adiantou-se aqui).
Tendo em conta que esta ocasião nos levou a acolher os convivas, os meus rituais de passagem de ano passaram por limpar a casa e "limpar a casa". A primeira com o aspirador a segunda com luz. Nos quartos, altar e entrada, foram acesas velas e pronunciadas as intenções: protecção, bênçãos e bem-estar. Estes pedidos são feitos a quem nos queremos sintonizar: Deuses e ancestrais. 
Assim, a casa encheu-se de luz, de entes queridos e comida. E mais uma vez, o frio da noite de Inverno foi afastado pelo calor de um feliz encontro que foi capaz de mandar embora um ciclo anual e recomeçar outro. 
Outro ritual que é praticado cá em casa é o da música. A primeira musica que ouvimos depois da noite da passagem. Já sem o frenesim dos brindes e a pressa das passas, normalmente escolhemos uma musica alegre  que nos faça arrancar para o novo ano com esperança.
Por isso partilho convosco o tema que arrancou o nosso ano com um sorriso:



 2018 foi um ano maravilhoso e poderoso, transformou-me em mãe e fez me aprender a viver do zero. Com um fim de ano como este, só posso esperar mais de 2019 e abraçá-lo com coragem e em família.

Mais sobre...

Deus Janus (Roma)

Sem comentários:

Enviar um comentário