Menu

Derreter o Inverno


Chegámos ao tempo do Imbolc, da Candelária, das Candeias, o tempo das bênçãos do leite e da luz suave do sol que vai conquistando mais dia a cada dia que passa.
Para a minha filha, a bênção do leite é-lhe quotidiana desde que nasceu e por muito que me tenha custado, que custou habituar-me à amamentação, esta é, de facto, uma bênção tremenda. Não só porque é uma dose constante de defesa naturais mas, porque sendo uma fonte contínua de alimentação, é prática e muito cómoda.
E de facto, a cria está a crescer de forma linda: grande, pesada e bem disposta.
Neste primeiro degelo do Inverno, vou marcar na minha cozinha esta celebração: arroz doce.
Receita da minha avó, e o arroz mais cobiçado na minha família. Eu prefiro quente e sem canela.
Além da iguaria, este ano vai ser feito um arranjo simples decorativo alusivo à época e para a menina vamos fazer uma ovelha lanzuda. O arranjo vai ser concretizado num copo de vidro decorado com sal fino (como quem tem neve num copo), ao qual eu vou acrescentar ervas e folhas (como quem rompeu a neve e floresce do gelo) com uma vela de chá no centro (qual piqueno sol que brilha no meio da neve). A ovelha lanzuda vai ser a primeira ovelha do degelo da minha filha e tenciono ir compondo um rebanho até à adolescência dela (altura em que ela vai querer que eu arrume as ovelhas noutro sítio).
Mas falemos do arroz doce à moda da família. Ora então, liguei à minha avó para pedir a receita e ela deu-me estas direcções:

"Oh filha, faz assim:  2l leite, 250g arroz, 250g açúc..."
"Não é nada disso mulher, a tua avó é tonta, vá, aponta aí filha, só precisas de fazer metade da receita: 1l de leite, 125g arroz e 125g açúcar. Pronto, depois fazes assim: pões o arroz no tacho com meio litro água, e deixas ferver, tens que deixar a água evaporar quase toda até o arroz ficar assim meio cozido, depois tens de pôr as lascas da casca do limão e vais pondo o leite à concha, mas o leite tem que estar quente para cozer o arroz o mais depressa, e depois quando tiver cozido é só juntar o açúcar. Mas tens de esperar que fique frio para depois pores a canela!"
"Eu gosto sem canela, avô."

Mais sobre..

Actividades Pagãs em família - Imbolc

Ovelha Lanzuda - Crafts

Sem comentários:

Enviar um comentário